quinta-feira, abril 29, 2010

Que biblioteca escolar para a Geração iPhone?



A biblioteca escolar ocupa um lugar privilegiado no seio da instituição educativa, devendo, por isso, explorar adequadamente o meio digital, ampliando a sua actuação para além das paredes da escola (Campos, 2007).

Cada vez mais é preciso disponibilizar o acesso às obras em diferentes formatos e através de diferentes dispositivos, por isso as bibliotecas escolares devem possibilitar um acesso rápido ao material de aprendizagem em ambientes, como museus,visitas de estudo ou nos corredores e recreios da escola

No workshop sobre Mobile Learning, a professora Adelina Moura apresenta algumas ideias que a biblioteca escolar deve ter em atenção na era da mobilidade:

1) assegurar que o site da biblioteca esteja acessível e redimensionado para ser acedido através de dispositivos de pequeno ecrã, preparando-se para o número crescente de utilizadores com acesso à Internet através de dispositivos móveis.
2) proporcionar visitas guiadas em áudio sobre o espólio existente e a forma de utilização dos espaços e serviços da biblioteca.
3)permitir o uso do telemóvel no interior da biblioteca (modo silencioso),permitindo o acesso à informação.
4)proporcionar um serviço de alertas dando ao utilizador a possibilidade de escolher o meio a utilizar: via SMS ou email(Mills, 2009).

Sem comentários: