domingo, junho 17, 2007

Web 2.0 abre portas à Biblioteca 2.0

Você tem razão e estar céptico com o conceito de biblioteca 2.0. Mas o melhor é não pensar na biblioteca 2.0 como um conceito teórico. Mas como um conceito de marketing, focado no resgate de alguns conceitos clássicos da biblioteconomia, com uma nova roupagem tecnológica.” Fabiano Caruso

A quantidade de informação e conhecimento que as sociedades modernas produzem aumentam progressivamente, as fontes são cada vez mais numerosas, a velocidade em que circulam intensificam-se.
A Internet é uma ferramenta motivadora no processo de aprendizagem. O sistema educativo ao integrarem as novas tecnologias renovou as metodologias e práticas, assim transmitir, adquirir, partilhar e pesquisar informação e conhecimentos tornou mais acessível a todos. Um novo paradigma chegou: a WEB 2.0.
Neste paradigma privilegiam-se os ambientes interactivos, a criação e a publicação de conteúdos. Não basta pesquisar! A troca de informação, a colaboração constante entre parceiros e a disponibilização de um conjunto de serviços virtuais é uma realidade. Nós somos parte integrante da Web 2.0.
A WEB 2.0 proporciona o renascimento do conceito de Biblioteca:a Biblioteca 2.0.Este é o nome dado às Bibliotecas que recorrem às ideias e aplicações da web 2.0. Oferecem-se politicas e serviços que promovam uma participação activa da comunidade de utilizadores na criação de conteúdos. A biblioteca apresenta-se aberta, sem limites, universal e apelando à participação.

A Biblioteca 2.0 deverá estar assente em quatro pilares:
O utilizador – é activo, faz parte do processo, participa na construção dos conteúdos.
Oferece uma experiência multimédia – “ colecções e serviços de Biblioteca 2.0, contêm componentes de áudio e vídeo.” [1]
A vertente social é valorizada, pois a comunicação torna-se mais rica e diversificada.
É comunitariamente inovadora isto é, os serviços estão disponíveis não a alguns indivíduos, mas toda a comunidade pode pesquisar, seleccionar e utilizar a informação. Qual a grande novidade desta nova Biblioteca? - A “ Biblioteca 2.0 é uma comunidade virtual centrada no utilizador.” [2]agora, o lema é o utilizador procura a biblioteca e a biblioteca procura o utilizador, numa relação cooperativa. Os sítios Web das bibliotecas podem ser locais onde o utilizador pode contribuir, escrever, dar a sua opinião, editar e criar informação. Pode ainda criar uma comunidade temática e criar conexões.
Com a Biblioteca 2.0, a biblioteca de futuro, ter-se-á de repensar a s missão e a colecção.
A missão e a política deverão valorizar a cooperação e um acesso mais abrangente.
O valor da colecção reside na acessibilidade e não no número de publicações.

[1] Maness, Jack (2006). Teoria da Biblioteca 2.0:web2.0 e suas implicações para as bibliotecas, disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623, (acedido em 14.06.2007)


[2] Maness, Jack (2006). Teoria da Biblioteca 2.0:web2.0 e suas implicações para as bibliotecas, disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623, (acedido em 14.06.2007)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Julia, sobre biblioteca 2.0 desejamos te convidar para conhecer nosso projeto: www.cipedya.com
Acreditamos que você vai gostar!
Qualquer informação adicional entre em contato conosco: cipedya@cipedya.com
Saudações,
Equipe do Cipedya