A quantidade de informação e conhecimento que as sociedades modernas produzem aumentam progressivamente, as fontes são cada vez mais numerosas, a velocidade em que circulam intensificam-se.
A Internet é uma ferramenta motivadora no processo de aprendizagem. O sistema educativo ao integrarem as novas tecnologias renovou as metodologias e práticas, assim transmitir, adquirir, partilhar e pesquisar informação e conhecimentos tornou mais acessível a todos. Um novo paradigma chegou: a WEB 2.0.
Neste paradigma privilegiam-se os ambientes interactivos, a criação e a publicação de conteúdos. Não basta pesquisar! A troca de informação, a colaboração constante entre parceiros e a disponibilização de um conjunto de serviços virtuais é uma realidade. Nós somos parte integrante da Web 2.0.A WEB 2.0 proporciona o renascimento do conceito de Biblioteca:a Biblioteca 2.0.Este é o nome dado às Bibliotecas que recorrem às ideias e aplicações da web 2.0. Oferecem-se politicas e serviços que promovam uma participação activa da comunidade de utilizadores na criação de conteúdos. A biblioteca apresenta-se aberta, sem limites, universal e apelando à participação.
A Biblioteca 2.0 deverá estar assente em quatro pilares:
O utilizador – é activo, faz parte do processo, participa na construção dos conteúdos.
Oferece uma experiência multimédia – “ colecções e serviços de Biblioteca 2.0, contêm componentes de áudio e vídeo.” [1]
A vertente social é valorizada, pois a comunicação torna-se mais rica e diversificada.
É comunitariamente inovadora isto é, os serviços estão disponíveis não a alguns indivíduos, mas toda a comunidade pode pesquisar, seleccionar e utilizar a informação.
Qual a grande novidade desta nova Biblioteca? - A “ Biblioteca 2.0 é uma comunidade virtual centrada no utilizador.” [2]agora, o lema é o utilizador procura a biblioteca e a biblioteca procura o utilizador, numa relação cooperativa. Os sítios Web das bibliotecas podem ser locais onde o utilizador pode contribuir, escrever, dar a sua opinião, editar e criar informação. Pode ainda criar uma comunidade temática e criar conexões.Com a Biblioteca 2.0, a biblioteca de futuro, ter-se-á de repensar a s missão e a colecção.
A missão e a política deverão valorizar a cooperação e um acesso mais abrangente.
O valor da colecção reside na acessibilidade e não no número de publicações.
[1] Maness, Jack (2006). Teoria da Biblioteca 2.0:web2.0 e suas implicações para as bibliotecas, disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623, (acedido em 14.06.2007)
[2] Maness, Jack (2006). Teoria da Biblioteca 2.0:web2.0 e suas implicações para as bibliotecas, disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623, (acedido em 14.06.2007)
1 comentário:
Olá Julia, sobre biblioteca 2.0 desejamos te convidar para conhecer nosso projeto: www.cipedya.com
Acreditamos que você vai gostar!
Qualquer informação adicional entre em contato conosco: cipedya@cipedya.com
Saudações,
Equipe do Cipedya
Enviar um comentário