quarta-feira, maio 23, 2007

Uma nova descoberta...

Este livro é a descoberta mais recente...
Que prazer só de o folhear!
O livro propõe uma viagem por pinturas, fotografias e desenhos que, do século XIII ao XXI, reflectem a relação das mulheres com os livros, através dos quais elas se apropriaram de “conhecimentos e experiências que não lhes eram destinados”, como se lê na obra.
Stefan Bollmann revisita pintores como Rembrandt, Vermeer, Fragonard, Van Gogh, Manet, Matisse e Hopper, e recorda a fotografia que Eve Arnold fez de Marilyn Monroe a ler o romance «Ulisses» de James Joyce, tentando chegar à verdade sobre esta imagem.
O livro está dividido em seis capítulos, o primeiro dos quais retrata as «leitoras abençoadas», seguindo-se as «leitoras fascinadas», as «autoconfiantes», as «sentimentais», as «apaixonadas» e as «solitárias».
Ao longo de cerca de 150 páginas, o álbum mostra mulheres de várias épocas e estratos sociais concentradas na leitura ou no instante imediato em que fecham o livro, lendo no recolhimento do quarto ou no espaço aberto de um jardim, sozinhas ou acompanhadas. “Desde há vários anos que colecciono imagens de mulheres que lêem, uma delas está pendurada em cima do sofá onde eu própria me sento a ler: é uma pintura de Harald Metzkes e mostra o que, quanto a mim, é uma jovem mulher que lê como se disso dependesse a sua vida”, escreve a jornalista e escritora alemã Elke Heidenreich no prefácio.
O escritor e editor Stefan Bollmann, responsável pela organização, coligiu as imagens, contextualizou cada pintura, desenho ou fotografia através de breves comentários em que explora o provável significado da leitura para cada uma das mulheres representadas e se interroga acerca do livro que as absorve.
Um EXCELENTE livro!
Boas leituras.

1 comentário:

GV disse...

Fiquei curiosa. Deve ser um livro interessante!