domingo, maio 20, 2007

Formação: Bibliotecas Escolares e o Paradigma Digital

À escola, aos alunos e professores, às Bibliotecas em geral, e particularmente às bibliotecas escolares são colocados novos desafios.

O ensino necessita de ser reinventado. A quantidade de conhecimentos que as sociedades modernas produzem aumentam progressivamente, as fontes são cada vez mais numerosas, a velocidade em que circulam intensificam-se.
A Internet disponibiliza recursos de forma atraente, por isso ocupa um lugar de destaque nas bibliotecas escolares. Contudo, nem sempre estes recursos são aproveitados e explorados da melhor forma.
A net disponibiliza recursos…. Isso já é passado!


Já está aí…. A WEB 2.0.

O que é? Para que serve? Qual a sua utilidade?

Poder-se-á dizer que WEB 2.0 é um novo conceito de World Wide Web. É um conjunto de serviços virtuais que nos permite a troca de informações e uma colaboração constante entre parceiros. É aqui que se criam e publicam conteúdos. Eis uma nova forma de interactividade.
O século XXI é o século do digital, com ele vive-se no mundo dos conteúdos. Os conhecimentos não são dados, isso é passado! É proporcionado um ambiente que promova a busca de informação, a facilidade no intercâmbio de conhecimentos, assim como a discussão entre parceiros. Todos são agentes da sua própria aprendizagem. A construção do saber faz-se uns com os outros.
Com este novo conceito é necessário actualizar o glossário:

Desta nova terminologia, o mais familiar é o vocábulo “Blog”. Os outros termos dominá-los-ei no fim da formação, assim espero! Conto com a tua ajuda Paulo I.


1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado