segunda-feira, março 19, 2007

LER...Ler... e explorar a leitura(?!)

A vida de andorinha tem-me oferecido muitas aprendizagens.
Das várias aprendizagens, as que me estão mais próximas, são as relacionadas com a formação de utilizadores das Bibliotecas Escolares, com a Promoção da Leitura e a Produção de Materiais.
Partilho, esta minha preocupação, das vantagns e desvantagens de produzir materiais para explorar a leitura, para abrir caminhos a outras leituras.
Existem vários tipos de leituras, usualmente, nas escolas o que se pratica é a leitura recreativa. Esta é agradável e enriquecedora, conquista leitores, mas não nos podemos esquecer das outras formas de ler...e principalmente ensinar a ler de todas as formas.
Ao trabalhar com os colegas senti a necessidade de criar algo que demonstrasse como ler é uma actividade transversal aos conteúdos programáticos, pois esta é uma vertente pouco explorada.
Eu fiz assim....



À medida que a leitura se realiza, aplica-se os conteúdos de Estudo do Meio - Os Rios e o Ciclo da Água - 3º ano.

Poder-se-ia fazer a exploaração de várias maneiras, muitas foram inventadas, aqui só está um pequenissimo exemplo:

Depois de conheceres a aventura da Mariana, do Pedro e do avô, faz a legenda das imagens.


Esta "criação" muito me faz pensar...dever-se-à dar, aos alunos, guiões de exploaração dos livros? não será uma forma de anular o prazer de ler? será isto a escolarização do livro?... ainda não tenho respostas...enquanto as tento encontrar vou criando "materiais" que os colegas tanto agradecem...


1 comentário:

João Paulo Proença disse...

Olá Júlia:

Parabéns pelo novo "visual"...

Quanto a esta questão acho-a interessante e já tenho pensado nela...

Acho que a leitura na aula de língua materna tem funções diferentes da da leitura na BE... O aluno sabe que,na aulla de língua materna, ele está a ser avaliado, assim, na BE a "coisa" deve ser mais livre e espontânea, embora o reconto, o desenho e outras actividades de carácter lúdico possam ser forma de o menino resolver lá na sua mente a história e as situações que "mexeram" com ele ao ouvir a história... Tipo forma de libertar a expressão/ tensão / emoção

bjs