Li e recomendo:
Três lindas cubanas é muito mais do que um romance, uma saga familiar, uma crónica de viagens ou um testemunho político. É a história das irmãs Blasco Milián, que a revolução separa e confronta; uma história de exílios e raízes; de fortuna e ruína; de amor e morte. É um relato de viagens feitas a Havana durante 30 anos, das turbulências políticas do país e, sobretudo, das transformações ideológicas por que passam os que a visitam. É também uma homenagem a muitos escritores cubanos que, institucionais ou marginalizados, enriqueceram as letras da ilha caribenha.
1503: Giovanni da Empoli, um jovem mercador florentino, embarca nos navios que conduzem pela primeira vez o grande Afonso de Albuquerque ao continente indiano.Trata-se do início de uma aventura que haveria de durar quinze anos, durante os quais Giovanni da Empoli participaria nos eventos mais importantes da sua época e conheceria os seus protagonistas: de Savonarola a Magalhães, de Maquiavel a Leão X.
2008: Giuliano da Empoli, descendente do mercador florentino, decide seguir o trilho do seu ousado antepassado.
Numa altura em que o baricentro do mundo começa a deslocar-se novamente para o Oriente, o autor oferece-nos um relato de viagens encantador que descreve duas fases cruciais da globalização através do olhar de dois testemunhos ligados por um fio invisível que percorre cinco séculos de História.
Quando se junta na mesma pessoa o viajante, o escritor e o supersticioso daqueles que acredita, no destino, mas só depois de ele ter acontecido -qual é o resultado? Gonçalo Cadilhe revela agora alguns dos momentos marcantes que o ajudaram a definir a sua carreira de viajante, a sua vida de espírito livre e o mundo em que se move. São os encontros marcados pelo destino e com os quais o autor nos surpreende numa colecção de textos luminosos, sobre tudo o que nos pode acontecer a viajar pelo mundo; ou em casa a ler sobre esse mundo; ou na vida, quando crescemos, e só mais tarde, ao olhar para trás, percebemos a marca que deixou.
Ainda houve tempo para mais leituras.... mas serão partilhadas brevemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário