quarta-feira, maio 18, 2011

Philip Roth ganha Booker Prize


O romancista norte-americano Philip Roth foi galardoado com o Prémio Internacional Man Booker de 2011, que de dois em dois anos distingue um autor pelo conjunto da sua obra. A lista de nomeados de 2011 englobava 12 autores.

Ler mais AQUI

Dos vários livros que já li do autor, destaco A Mancha Humana e o Património


Estamos em 1998, ano em que a América é lançada num furor libidinoso pelo processo de impugnação de um presidente e numa pequena cidade de Nova Inglaterra decorre o último ano da vida de Coleman Silk, um professor compulsivamente reformado, aviltado e viúvo e cujo trágico desmascaramento se desenrola contra o pano de fundo das revelações sobre Clinton.

Podemos sempre dizer que ninguém conhece realmente outra pessoa. Mas não será antes maior verdade dizer-se que nunca ninguém se conhece realmente? Não somos sempre surpreendidos por decisões que servem para resolver outras decisões, numa espiral sem destino ou sentido à vista?

Património", uma história verdadeira que toca nas emoções ainda com mais profundidade do que qualquer outra obra do autor.

Roth assiste à batalha que o seu pai – famoso pelo seu vigor, charme e pelo seu repertório de recordações de Newark – trava com o tumor cerebral que o irá matar. O filho, repleto de amor, ansiedade e medo, acompanha-o em cada atemorizante estádio da sua provação final e, ao fazê-lo, revela o apego à vida que marcou o compromisso longo e teimoso do seu pai com a vida.

Sem comentários: