domingo, dezembro 12, 2010

Revista Ler Dezembro 2010

«Acho que todos os meus livros têm esse outro mundo, que me é natural: o mundo do humor e da ironia. Como se as palavras fossem coisas materiais e nós pudéssemos ver as costas das palavras, a parte de baixo das palavras; como se pudéssemos levantar a saia das palavras. Instintivamente, quando recebo uma frase, quando ouço uma frase, é como se me movimentasse em redor dessa frase. Isso é-me muito natural.»

Confesso que li muito pouco Gonçalo Tavares... depois desta entrevista fiquei mais curiosa e já fiz uma lista de alguns títulos que irei ler, de certeza!

a entrevista de Gonçalo Tavares fez-me recordar um livro, que li nos tempos de faculdade, e  que vou reler ... talvez nesta pausa natalícia... "Cartas a Lucílio", de Seneca.  A propósito desta livro, Gonaçalo Tavares recorda a primeira carta, na qual Séneca diz ao seu discípulo:

" Caro Lucílio, já  que te queixas de falta de tempo, relata-me o teu dia  anterior, diz-me o que fizeste e quanto tempo gastaste com cada coisa; depois de teres feito essa lista, vê  de entre as coisas que fizeste quais são as que consideras essenciais e quais as são acessória, aquelas  que poderás dispensar; depois de definires o essencial e o acessório, elimina amanhã o que é acessório e faz apenas as coisas essenciais."

Que actuais as palavras sábias de Séneca! 
Não é este um tema que tanto nos preocupa - a gestão do tempo?!

Sem comentários: