sexta-feira, março 12, 2010

A Dimensão Económica da Literacia em Portugal:Uma Análise




A Dimensão Económica da Literacia em Portugal:Uma Análise é um estudo que merece a nossa leitura, análise e reflexão.
Algumas ideias para reflectir:

A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: uma análise, é um estudo encomendado pelo PNL, que revela que o nosso país “apresenta os níveis mais baixos de competências de literacia entre todos os países onde se realizaram inquéritos”. Face a este resultado, a escola, os professores e professores bibliotecários não podem ignorar o estudo, pelo contrário deverão reflecti-lo e encontrar estratégias para combater tal situação. Acredito que a BE pode fazer a diferença.

A palavra MUDANÇA que tantas vezes surge neste texto. “ A mudança é inevitável!( p. 17) ” – a questão que se coloca é: se há recursos materiais e humanos especializados então, onde estamos a falhar? Teremos consciência que se está a hipotecar a economia do país e dos nossos jovens?

O desenvolvimento das literacias implica um trabalho efectivo de colaboração e de cooperação os docentes, introduzindo novas estratégias de aprendizagem. As alterações curriculares e as reformas que introduziram as áreas curriculares não disciplinares, tais como disciplinas como o Estudo Acompanhado ou a Área de Projecto que vieram abrir uma janela de oportunidade a este tipo de trabalho. Muitas escolas, muitas bibliotecas conseguiram “agarrar” esta oportunidade, contudo outras deixaram fugir e continuam a desvirtuar o papel destas áreas.

Há muito investimento público no PNL, RBE, PTE, CNO e em recursos humanos qualificados, conduto os resultados do desempenho dos nossos alunos não é muito elevado, este facto deve-nos preocupar enquanto formadores e elementos directamente envolvidos nestes planos.

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