segunda-feira, dezembro 28, 2009

Os livros que o Natal trouxe aos mais novos...




Joao Cesar das Neves, um economista, depara-se com a pergunta da filha Margarida " - Ó pai, o que é a economia? - Numa conversa entre pai e filha e partindo de exemplo da vida quotidiana o pai vai explicando o conceito de economia, de valor, troca e escassez, do vaor e do custo, da margem e escolha, trabalho, capital, poupança e investimento; demonstra como processar a escolha de um leque de produtos em função do orçamento disponível; revela qual o papel da política económica conduzida pelo Estado, bem como o significado de conceitos como «imposto», «Orçamento de Estado», «dívida pública», «inflação», «importações/exportações» e «globalização».

João César das Neves aceitou o desafio de falar de economia de uma forma simples para jovens.





O Meu Livro de Política é um livro da autoria de Jorge Sampaio e é o primeiro título de uma nova colecção de livros publicada pela Texto Editores, cujo objectivo é esclarecer alguns conceitos que ajudarão os mais novos a compreender melhor a vida em sociedade, a despertar um público juvenil para os valores da cidadania.

Sentei-me no sofá e sem dar por isso li o livro de Jorge Sampaio, escrito num tom autobigráfico e tão esclarecedor, pois estamos perante um tema que nem sempre é fácil explicar aos mais jovens.

Jorge Sampaio, no papel de narrador, recua até 1948 para contar como ele próprio despertou para a política e as conversas que teve na altura com a avó e o pai. Ao longo da narrativa diferencia uma democracia de um regime autoritário,e ainda explica como está organizada a Constituição da República - o livro inclui um esquema da Constituição Portuguesa que Sampaio “passou” como trabalho de casa à sua filha Vera.
A não perder! e uma sugestão para as nossas Bibliotecas Escolares.

Sem comentários: