terça-feira, dezembro 01, 2009

Leitores electrónicos



Ando entusiasmada com os leitores electrónicos ou e-reader....Para quem se interessa por estes assuntos, aconselho a leitura do artigo de José Afonso Furtado Leitores electrónicos levantam problemas de usabilidade

O investigador e docente José Afonso Furtado, que acompanha desde o início a evolução dos livros e dos dispositivos de leitura electrónicos, alerta que estes aparelhos ainda levantam problemas de usabilidade e que convém ponderar antes de os adquirir.

O primeiro leitor de livros electrónicos - ou e-book reader - surgiu em 1998 mas, mais de uma década depois, "continuam a haver problemas de incompatibilidade de formatos e extremas dificuldades em ler, independentemente dos dispositivos, ficheiros que foram comprados, o que é inaceitável para o consumidor", salientou José Afonso Furtado, que é também director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

"Eu, quando compro um livro impresso, leio-o em qualquer sítio. Agora, se eu comprar um livro para o Kindle, só o posso ler no Kindle e isso é algo que não passa pela cabeça de ninguém", criticou.

Um comprador do Kindle pode recorrer à livraria virtual do aparelho - onde consta, por exemplo, a versão em língua inglesa do romance "Que farei quando tudo arde?" ("What Can I Do When Everything's On Fire?"), de António Lobo Antunes - mas não consegue ler um ficheiro pessoal se este não estiver num formato compatível.

Para tornar o ficheiro legível, "é preciso enviá-lo para a Amazon que, mediante pagamento, o converte", explicou José Afonso Furtado, para quem um investimento neste tipo de aparelhos deve ser bem pensado.

Ler toda a noticia AQUI


O Kindler não é o único e-reader disponível outros no mercado, já existem outros....

1 comentário:

GV disse...

Também ando entusiasmada com os e-readers. No entanto, e pelo que já li, o Kindle não é a melhor opção. Obriga à compra de todos os livros na Amazon, num formato próprio, o que faz com que, por exemplo, se quisermos ler um trabalho produzido por nós, não o passamos ler. Seria necessário enviá-lo para a Amazon para que eles o convertessem. Claro que teríamos que pagar o serviço.
Envio o link http://ebooksportugal.blogspot.com/
onde há alguma informação sobre o tema.