sábado, novembro 28, 2009

O amor e a amizade



Conhecem?
Faz tempo que não aparecia no ninho da andorinha...mas já nos visitou!
É uma personagem criada, desenhada por Jacques Després e quem lhe dá voz é Oscar Brenifier. Quem é Oscar Brenifier? É doutorado em Filosofia e formador, trabalha em muitos países para promover ateliers de Filosofia para adultos e a prática filosófica para crianças.
Publicou vários livros para adolescentes e para crianças ( muitos deles traduzidos em português). É, ainda, autor do relatório sobre "A Filosofia Não Académica no Mundo", financiado pela UNESCO.

A andorinha elogiou um dos seus livros... O Livro dos Grande Opostos Filosóficos. Na minha última visita às livrarias descobri O amor e a amizade.



Mais de doze questões filosóficas são colocadas... a primeira é:Podemos ter sobre o que é amar ideias muito diferentes e até opostas...., outra ideia para reflectir e discutir é - Algumas pessoas pensam que amamos sempre os nossos pais, que é obrigatório, mesmo quando, por vezes, é difícil. Outras acham que somos livres de amar ou não os pais, pois nunca pedimos para existir.



Estamos perante um livro que nos faz pensar e nos ensina que não há só uma forma de fazê-lo... apenas com ideias que convidam à reflexão sobre a felicidade, o amor, a auto-estima, a amizade, a paixão, a auto-realização, as relações com os outros, explorando o amor entre pais e filhos, entre muitas outras. Um livro sem moralismos ou conclusões precipitadas. Reflectir estas questões com as nossas crianças é fazê-las crescer, é fomentar o espiríto crítico.

Este fantástico livro termina assim:



Um livro que as nossas bibliotecas escolares devem ter e promover.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma grande amiga minha ofereceu-me este magnífico livro no Natal! Como PB, ao procurar na cabeça uma obra adequada para as raparigas do CEF de auxiliar de educação de infância, em pleno dia dos namorados... eis a resposta. Agora, ao preparar a sessão de comunidade de leitores, uma pesquisa para encontrar formas de abordagem diversificadas. E eis que aqui chego! Muito obrigada, minh amiga por mais das muitas ajudas que me tens dado. MJF