quinta-feira, setembro 10, 2009

A Liderança e as Bibliotecas Escolares

Depois de passar os dias a voar de ninho em ninho... já recolhida vou trabalhando na elaboração da dissertação. Foi neste âmbito que acabei de ler:



À medida que as organizações transitam dos modelos industriais para os pós-industriais, e à medida que o conhecimento substitui o trabalho braçal, novas formas de gestão das pessoas têm vindo a ser identificadas. É desta nova concepção de gestão das pessoas, das equipas que podemos explorar. Qual a relevância destes conceitos para os Professores Bibliotecários? para as Bibliotecas Escolares?

Actualmente, e cada vez mais, a biblioteca escolar apresenta-se associada a uma função educativa e pedagógica o que pressupõe um trabalho intenso com a escola e com os outros professores. Este trabalho plasma-se numa gestão mais eficaz e eficiente. Estamos perante um novo paradigma, uma nova concepção de biblioteca escolar e, um novo papel é atribuído ao Professor Bibliotecário.
As novas competências do professor bibliotecário devem espelhar uma liderança forte, uma aposta na aprendizagem contínua, na capacidade de antecipar problemas e na alteração de práticas de trabalho.

A leitura de LIDERAR abre-nos novas portas conceptuais, apresenta-nos vários tipos de liderança e o poder do líder na mudança...tão necessária às nossas bibliotecas escolares.
Esperamos que haja mudança nas nossas bibliotecas escolares !

Sem comentários: