terça-feira, junho 09, 2009

17ª jornadas de Bibliotecas Infantiles Juveniles y Escolares III


Fiquei encantada com as palavras do professor Juan Mata, ainda hoje passados vários dias continuo a pensar nas reflexões partilhadas pelo professor.
O tema da palestra era Bibliotecas, clubes, redes y otras fraternidades ... a ideia que prevaleceu é que as redes sociais impulsionadas pela internet favorecem novas concivências em torno do livro.
Outros temas abordados:
  • a voz primordial - a voz da familia! A leitura entre pais e filhos é uma demosntração de afecto. A leitura pode implicar a criação de redes de afecto...
  • as aulas - são momentos essenciais de leitura. Todos os meninos passam por uma sala de aula, todos os meninos leêm , isto implica uma leitura obrigatória. E é neste sentido que enquanto professores, todos somos professores de leitura. (Parace-me que este entendido está longe... muitos colegas ainda afirmam... isso de ler é com o colega de Língua Portuguesa)
  • a rede de amigos - possibilita atribuir um sentido á leitura. É um elemento de sociabilidade.
  • a net... permite-nos falar publicamente de leitura. É uma oportunidade de defendermos a leitura. É a oportunidade do leitor se manifestar....

... se com todo este ambiente favorável à leitura alguém não lê, não nos devemos sentir decepcionados... é uma questão de liberdade!! A sociedade, o meio possobilitou-lhe a oportunidade... mas o não leitor não aproveitou.

Curiosa... tentei saber mais sobre sobre Juan Mata... e descobri o seu blog discreto lector

Sem comentários: