domingo, maio 24, 2009

Catálogo on line RBE


A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que reúne cerca de 2077 bibliotecas e está a disponibilizar online os catálogos das mesmas.
"As mudanças tecnológicas operadas nos últimos anos, com a disseminação das tecnologias de informação e da comunicação, fazem com que as Bibliotecas Escolares assumam como parte da sua missão o fornecimento de informação digital, informação esta que ultrapassa os limites físicos das bibliotecas.
As orientações da IFLA apontam, a este propósito, a necessidade das bibliotecas actuarem como uma porta de acesso ao mundo da informação, tornando-o acessível a todos, contribuindo dessa forma para a criação de igualdade de oportunidades. A participação em redes electrónicas é, então, o meio apontado pela IFLA para permitir o acesso à informação, local e remotamente, sem restrições de horário." VER MAIS AQUI
Através desta iniciativa professores e alunos passam a ter um instrumento essencial à utilização da biblioteca como um verdadeiro recurso educativo. Outra potencialidade da disponibilização deste catálogo é o empréstimo intra-agrupamento e inter-escolas/agrupamento.
Agora, o acesso ao fundo documental está mais próximo... na biblioteca, na sala de aula, na sala de professores ou da nossa casa ... CLICO e fico a saber o que existe na biblioteca da minha escola.

2 comentários:

Adelaide Bernardo disse...

Boa tarde Júlia,
gostei muito de conhecer este blog.

júlia martins disse...

Adelaide!Bem vinda ao ninho da amdorinha.