domingo, abril 05, 2009

Semana da Cor

Várias são as bibliotecas escolares que promovem actividades articuladas com o Departamento Artístico e Tecnológico a SEMANA DA COR mas poucas são as que trabalham ou conhecem este maravilhoso livro de Jutta Bauer - A Rainha das Cores.


Sob a forma de um álbum narrativo de reduzido formato, A Rainha das Cores, de Jutta Bauer, constitui um singular exercício em torno da cor, da sua simbologia e das associações semânticas que motiva. Assim, encontramos a personagem que dá título ao álbum a tentar, com dificuldade, dominar as cores primárias que parecem ter personalidade própria. Uma vez misturadas sem equilíbrio, um tom de cinzento cobre todos os objectos e a própria personagem que desanima perante o resultado. Mas sabiamente combinadas, as cores permitem alegrias sem fim, preenchendo e colorindo a vida da Rainha das Cores. Hino à cor e à arte, o álbum de Jutta Bauer conta também com ilustrações expressivas, dominadas pelo recurso à linha de contorno negra, com a qual se combinam as várias cores, protagonistas da narrativa. O livro termina com o incentivo à criação artística da criança leitora, apelando a que brinque com as cores e lhes dê forma colorindo a ilustração final. ( Fonte: Casa da leitura)


Das várias Semanas da Cor que conheço, dou os meus parabéns à biblioteca escolar da EB2.3 de Aranguêz. Cliquem AQUI e aproveitem a informação de qualidade disponível

Sem comentários: