Quando os jovens inciam o ensino secundário manifestam alguns receios quanto a uma nova disciplina : a filosofia! O que é? para que serve? O que aborda? ... são algumas das questões colocadas e que não obtém resposta nas primeiras aulas, contribuindo para aumentar a ansiedade e os receios. Como não é imediato há a tentação de ignorar, iniciando-se a fase do desencanto e desmotivação. É necessário desmistificar, motivar, suscitar a curiosidade intelectual e criar a necessidade deste saber que vai construindo.
Uma das grandes dificuldades dos jovens é iniciarem-se no mundo do pensamento conceptual. Este livro que aqui divulgo pode dar um contributo significativo para que os jovens começem a descobrirem que as ideias se opõem e que a compreensão da realidade envolvente só é possivel graças a essa oposição. "Como conceber o espírito sem opô-lo ao corpo, o infinito sem opô-lo ao finito, o ser sem opô-lo à aparência? " sem opostos não se consegue pensar.
Boas leituras e reflexões.
Sem comentários:
Enviar um comentário