quinta-feira, outubro 23, 2008

Quais são os critérios para que um livro entre na lista

Hoje no Público... um longo artigo sobre a leitura... Um dos artigos é sobre os critérios de escolha de um livro para a lista PNL... aqui fica a noticia.

"O Plano Nacional de Leitura tem na sua página da Internet 107 páginas com títulos de livros, onde se misturam nomes como os de Sophia de Mello Breyner Andresen, Luísa Ducla Soares, João Aguiar, Somerset Maugham ou Victor Hugo com títulos sem autores como O gatinho Ronron aprende os opostos ou Animais bebés. Como são feitas as listas? Primeiro, é pedido às escolas e bibliotecas escolares que apresentem títulos que têm utilizado nas aulas ou em projectos pedagógicos. Depois, há uma equipa de especialistas que, face às indicações, efectua a selecção. Os critérios de escolha são: grande diversidade de estilos, de ilustrações e de colecções, "para suscitar adesão do maior número possível de leitores"; obras em prosa, poemas, peças de teatro e também de carácter informativo, "para cativar leitores menos motivados pela ficção e para apoiar trabalhos de pesquisa e projectos transdisciplinares"; obras clássicas da literatura infanto-juvenil e histórias tradicionais recontadas numa linguagem contemporânea; autores e ilustradores portugueses e estrangeiros, consagrados, recentes ou estreantes, diz o site do Plano Nacional de Leitura (PNL).Para Dora Batalim, coordenadora pedagógica da pós-graduação em Literatura Infantil, na Universidade Católica Portuguesa, os critérios não permitem perceber "se [o livro] é bom" porque falta uma ficha de leitura com imagem da capa incluída. Isabel Alçada, comissária do PNL, reconhece que esse é um trabalho que tem de ser feito, mas acrescenta que essa informação não pode dispensar aos professores a consulta dos livros.As listas, divididas por ciclos e anos de escolaridade, dão sugestões de leitura em voz alta, para trabalhar na sala de aula e para leitura autónoma, em casa. Há ainda livros recomendados sobre temas como o Natal, corpo humano, defesa do ambiente, ciência, artes, História de Portugal e universal. Existem ainda obras recomendadas para crianças com Necessidades Educativas Especiais. Segundo o inquérito feito às escolas pela equipa de Firmino da Costa, 68 por cento consideram as listas adequadas, menos de um por cento diz não serem adequadas. B.W."

Fonte: Público online

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