quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Podemos falar de livros que não lemos?


Este livro foi um "best-seller" em França, por cá tem passado despercebido. A todos os professores, bibliotecários e àqueles que estão envolvidos em projectos de Promoção da Leitura aconselho a leitura deste magnífico livro de Pierre Bayard. O autor faz uma análise útil e inteligente sobre o acto de ler ou melhor, sobre o acto de não ler!

Afinal, podemos falar de livros que não lemos?
Há livros que achamos que não merecem ser lidos mesmo quando não os lemos mas o problema é que não podemos saber quais são os que merecem a leitura antes de o fazer. Ao longo da leituras fui assaltada com muitas interrogações e pontos de partida para futuiras reflexões, tais como: afinal, o que é um livro? Quais os factores que nos influênciam na escolha de um livro? É mais fácil saber o que se quer ler ou o que não se quer ler?

" Poderíamos chamar biblioteca interior ao conjunto de livros - um subconjunto da biblioteca colectiva que todos nós temos - a partir do qual se constroem todas as personalidades e que por conseguinte faz com que exista uma relação com os textos e com os outros. É sem dúvida uma biblioteca onde estão presentes alguns títulos, mas é essencialmente constituída por fragmentos de livros esquecidos e de livros imaginários, tal como a de Montaigne, e a partir dos quais passamos a ter conhecimento do mundo"(p.69)

A não perder!

Sem comentários: