sábado, dezembro 08, 2007

1º Salão do Livro Infantil - Barreiro

A autora galega Marisa Núñez acaba de ser galardoada com o Primeiro Prémio Internacional do Livro Infantil, concedido pela Fondation Espace Enfants (FEE) pela obra CHOCOLATA
A Fondation Espace Enfants dedica-se à investigação no campo da psicologia infantil. Seguindo a pedagogia de Piaget, o livro é sublinhado como elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança. Com o Prémio Internacional de Literatura Infantil procura dar a conhecer em todo o mundo as obras de literatura infantil de qualidade que melhor se enquadram na psicologia infantil, “os livros que melhor ajudam a conhecer-nos a nós mesmos e ao ambiente que nos rodeia, que mais respeitam a visão do mundo próprio da infância. Livros que são a melhor preparação para a vida”, segundo afirmam as bases do Prémio.
De acordo com a FEE, é reconhecida na obra premiada: “A profunda mensagem que transmite, de aceitação pessoal e a qualidade do texto literário”. De igual forma, também valoraram a nível editorial “a harmonia entre o texto e a imagem, a qualidade da edição e a autenticidade da cultura representada”.

O júri do prémio foi constituído por especialistas em literatura infantil da Suíça, França, Itália, Alemanha, Israel, China, Japão, Brasil e um representante do continente africano, que seleccionaram CHOCOLATA entre mais de 150 obras candidatas. O júri reuniu-se em Paris durante três dias para a deliberação, na sede da Fondation Espace Enfants.

Sem comentários: