domingo, novembro 18, 2007

Rosa Montero:o maravilhoso poder da imaginação

Quem é Rosa Montero?

Natural de Madrid, onde nasceu no ano de 1951, Rosa Montero é uma das mais destacadas e premiadas autoras espanholas da actualidade. Em criança, devido a uma doença prolongada, passava horas a ler, e mesmo depois de se ter dedicado ao jornalismo, e de ser hoje uma das mais prestigiadas colaboradoras do El País, manteve acesa a paixão pela história. Com especial inclinação para a história medieval.

Gosto de partilhar com alguns amigos os livros que leio, que já li ou que constam na minha lista de futuras aquisições. Num desses dias de partilha, uma amiga deu-me a conhecer a sua última descoberta- Rosa Montero. Fiquei curiosa! Comprei, devorei todos os livros que estavam traduzidos e nunca mais parei... o que mantenho sempre por perto é A Louca da Casa.
Um livro cheio de referências, recheado de fantasia e sonhos.


Leio e releio este livro e encontro sempre novas pistas de reflexão, uma delas é sobre a qualidade literária, a este propósito Rosa Montero refere:



" A qualidade literária é um dos valores mais subjectivos e mais dificilmente mensuráveis que conheço; se alguém é engenheiro e faz uma ponte, por exemplo, pode estar mais ou menos seguro da sua a capacidade profissional desde que essa ponte não caia; mas quando se é romancista e se escreve um manuscrito, quem garante que essa resma de páginas impressas, esse monte de mentirinhas infantis e rídiculas, como dizia Aira, são verdadeiramente um romance e fazem verdadeiramjente algum sentido?"


...mas, nessas "resmas de páginas impressas", nesses "montes de mentirinhas infantis e rídiculas" não encontramos o alento para os nossos sucessos, não são como bússolas para a conquista de novas rotas?? Claro, que há escritos que não constituem mais-valia para a nossa existência. Seremos capazes de suportar a existência sem sonhos e fantasias, sem uma boa história?! Sou leitora, por isso mesmo!

Em Agosto, último foi publicado mais um livro de Rosa Montero:

Relata-nos a história de Gabi, uma menina imaginativa, mas vive descontente consigo mesma.Sente-se incompreendida pelos pais, irmãos e colegas de colégio. mais ainda:sente-se pouco querida. Aborrecida e furiosa, Gabi deseja que todos desapareçam...Mas é preciso ter muito cuidade com os desejos, porque às vezes realizam-se e são terríveis.

Boas leituras.

1 comentário:

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.