A Arca dos Contos é um jogo de cartas inspirado no imaginário dos contos tradicionais e que tem como objectivo principal estimular a criatividade e o gosto pela leitura e pela escrita.
As cartas dividem-se em sete grupos, de onze cartas: personagens humanas, personagens animais, espaços, objectos mágicos, acções, caracterizações e palavras-chave.
A autora, Maria Teresa Meireles e a ilustradora, Danuta Wojciechowska, afiramam:"As cartas foram pensadas e desenhadas a pensar em vocês(crianças que vão jogar) e nas vossas capacidades de sonhar e imaginar contos repletos de heróis fantásticos, de objectos mágicos e de aventuras maravilhosas. Estas cartas têm uma intenção: a de vos pôr a escrever e a contar"estórias". Estas cartas têm um mistério: possuem uma espécie de magia que lhes vem do facto de terem imagens sugestivas e palavras fortes e poderosas."
No ano lectivo 2006/07 tive o privilégio de acompanhar a exploração desta arca.Tudo começa na Biblioteca... a leitura de uma história abre as portas ao reino da fantasia!
A organização de pequenos grupos, a escolha das cartas dão inicio à actividade. Depois, procuram-se sinónimos no dicionário, discutem-se ideias, criam-se personagens...
Concluída a primeira versão da "estória" partilha-se em grupo/turma, o trabalho de texto continuará na sala de aula, no âmbito da Língua Portuguesa.Esta actividade, exemplifica como a Biblioteca Escolar é um elemento transversal ao currículo e que poderá contribuir para a melhoria da aprendizagem.
4 comentários:
Adoro a "Arca dos Contos" que comprei para jogar com a minha filha. Temos criado histórias girissimas e inesperadas. As ilustrações de Danuta são fantásticas, ajudam a estimular a imaginação.
Bjs da leitora assídua
obrigada,
pelas palavras amigas. é bom saber que existem leitores da "andorinha".
bj andorinha
Muito Bom Dia!
Chamo-me Maria Teresa Meireles, sou a autora de «A Arca dos Contos» e agradeço o vosso interesse, o gosto e uso do jogo em causa.
Aproveito para informar que acaba de sair a 2ªed, Editora Apenas, desta vez com ilustrações de uma outra premiada pela Gulbenkian, a Teresa Lima. Na mesma linha dos contos(os contos tradicionais foram e são a minha área de investigação desde há muitos anos) saiu também um programa multimédia para escrita criativa: «O Imaginário das Histórias»,distribuído pela «Apenas».
Obrigada
Maria Teresa Meireles
Maria Teresa Meireles,
obrigada pela informação e principalmente pelo trabalho desenvolvido.
Os meus Parabéns! e o meu obrigada por ler as noticias do meu ninho...
andorinha júlia
Enviar um comentário