sexta-feira, maio 11, 2007

Ler: na sala de aula ou na biblioteca escolar?




Ler: na sala de aula ou na biblioteca escolar? - A questão continua a inquietar. Não há certezas, mas são as dúvidas que nos encaminham à construção do saber...
É certo que o importante é ler, não interessa onde se lê. Contudo, o espaço sala de aula e biblioteca escolar desempenham papéis essenciais no desenvolvimento e hábito da leitura.
Neste momento, é claro que a biblioteca escolar oferece leituras mais livres, isto é não é o professor que conduz as escolhas, nem há orientações. Aqui poderá iniciar-se uma longa aventura.
A leitura na sala de aula apresenta um carácter mais pedagógico. É necessário ensinar a ler e a ler em vários suportes, mas serão essas aprendizagens da leitura que se fazem na sala de aula?




1 comentário:

Joao P. disse...

Olá:

Eis uma boa questão. A minha resposta é: Ler nos dois sítios...
A escola deve providenciar livros informativos que servindo as várias disciplinas promovam também o gosto pela leitura e a aquisição de competências.
Como exemplos mais comuns temos a Vigem ao tempo de da Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães... Para o primeiro Ciclo há imensos livros informativos e bem apelativos.
Para o secundário, há uns livros da gradiva, na área das ciências e matemática que cumprem estas duas dunções...

Ler em casa e nos transportes também...