segunda-feira, abril 16, 2007

Visita à Biblioteca Nacional

Depois de aprovada a minha proposta, numa reunião de SABE, iniciei a preparação da visita. Estava difícil, havia sempre algum obstáculo. Mas consegui!
Hoje, alguns elementos do grupo de trabalho do SABE de Setúbal , reunimo-nos de forma diferente.Rumámo à Biblioteca Nacional, fazendo o chamado " Circuito do Livro". Uma visita útil para quem trabalha em bibliotecas, mesmo nas escolares, para poder apreender a essência da Biblioteconomia.
Agradeço, a todos aqueles que nos receberam nos seus serviços e explicaram o seu trabalho com tanto empenho.



Recordo ainda que a Biblioteca Nacional de Portugal foi criada pelo Alvará de 29 de fevereiro de 1796, com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte, tinha como objectivo disponibilizar o mais rápido possível o acesso a seus acervos, em sua maioria já existentes,a todos os utilizadores.

As suas atribuições são: reunir, conservar e difundir o património documental português, ou seja, no decorrer dos seus duzentos anos, tornou seu acervo valor inestimável, seja por meio de depósito legal ou como aquisição de obras de reconhecido valor bibliográfico, ou cultural, permitindo-lhes o acesso e não descuidar paralelamente a preservação de todo o seu acervo para as gerações futuras.
Obrigada a todos que nos receberam.

Sem comentários: