sexta-feira, abril 13, 2007

Bibliotecas Escolares




Mais do que nunca tenho repetido que um dos objectivos que a Biblioteca Escolar deve cumprir é apoiar as aprendizagens curriculares. O manual escolar não pode ser a única fonte de informação manuseado pelo aluno.

Felizmente, que grande parte das Bibliotecas Escolares portuguesas, disponibilizam informação em vários suportes.

Muitos docentes, não a maioria, começa a consciencializar-se da importância da Biblioteca Escolar no apoio aos alunos na aprendizagem e no desenvolvimento de competências da literacia.

Na Biblioteca Escolar ler não é a única actividade a concretizar.

Ler não é somente juntar letras e formar palavras, é fundamentalmente, saber interpretar, descodificar a mensagem. A Biblioteca Escolar pode e deve contribuir para aprendizagem de leituras transversais.

Na Biblioteca Escolar o aluno deverá descobrir outros códigos que produzem textos, tais como: uma obra de arte, uma cor, um desenho simples, um gesto ou expressão corporal, um comportamento ou atitude, uma expressão de pensamento e, assim por diante. Todas essas mensagens podem ser interpretadas de forma diferente por cada indivíduo leitor, considerando que a descodificação depende do histórico de vida de cada pessoa.


Sem comentários: