quarta-feira, dezembro 13, 2006

Plano Nacional de Leitura


Da minha actividade, de andorinha, de voar de escola em escola, verifico que o Plano Nacional de Leitura, embora muito contestado, desempenha um papel fundamental. Porquê? – Uma das razões principais é o facto de os professores, educadores e até pais reflectirem sobre a importância do acto de ler e de todas as actividades que daí possam advir.
É certo, que muitos já o faziam…. Algumas escolas dão-nos exemplos de Boas Práticas de leitura e animação do livro!

Pergunta-se, então, o que mudou com o Plano Nacional de Leitura?

O Plano Nacional de Leitura está a proporcionar:
· a discussão sobre livros, a qual andava esquecida na comunidade escolar;
· a necessidade de conhecer, melhor do que nunca, as novidades editoriais;
· a necessidade de pensar o acto de LER;
· a necessidade de motivar para a leitura, pois está provado que a obrigatoriedade de ler, exercida aos jovens, pode ter o efeito contrário, afastar leitores;
· a necessidade de repensar as actividades de animação da leitura.

As actividades de animação da leitura são essenciais, eficazes para fazer os jovens ler e conquistar novos leitores. Cada actividade deve ser pensada, planificada, tendo em conta o público-alvo e o objectivo que se pretende alcançar. Só assim há probabilidades de que a actividade mude atitudes e possa contribuir para formar o gosto pela leitura.


Ler é uma evasão da realidade, ler proporciona a aventura de explorar novos mundos, imaginários ou não, ler é, essencialmente, uma forma de ir “ao encontro da vida”, como escreveu Sartre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Votos de um Excelente Natal e que o ano de 2007 te encontre com a mesma energia