terça-feira, outubro 17, 2006

A importância da Rede das Bibliotecas Escolares


Tudo começou em 1997 quando a Rede de Bibliotecas Escolares foi lançada. Para nós, professores da Escola Básica 2,3 de Azeitão, nomeadamente o grupo de professores envolvidos no programa da Biblioteca Escolar, começava então um verdadeiro desafio, reconhecido e apoiado “oficialmente”, pois surgia da cooperação entre os Ministérios da Cultura e da Educação.

Lançámos mãos à obra, elaborámos o projecto da “nossa Biblioteca”, acompanhámos as obras e actualizámos o acervo.

A equipa estava cheia de esperança na “revolução” de reconhecimento da Biblioteca no seio da nossa comunidade escolar. Agora era preciso dinamizá-la. Aqui surgiram as dificuldades, as dúvidas e algumas ansiedades…a nossa formação, incompleta nesta área, não abarcava as necessárias noções de biblioteconomia. Todo o trabalho que fomos realizando, bem ou menos bem, efectuou-se na base do auto-didactismo através da leitura, da troca de experiências com colegas de outras escolas, da avidez na participação de encontros que se promoviam ou realização de pequenos módulos de formação que se iam realizando. E pouco a pouco as compet~encias foram sendo desenvolvidas e formação mais especializada sendo feita.

Tudo nasceu assim…. Quase dez anos passaram!
A equipa foi sofrendo alterações, a coordenadora manteve-se durante nove anos. Apenas no presente ano lectivo (2006/2007) deixou o cargo que ocupou todo este tempo, com entusiasmo e sentido de entrega.
Uma boa equipa, uma boa auxiliar de acção educativa e um Conselho Executivo que compreenda a importância da BE/CRE da sua escola e nela invista, são fundamentais para que o trabalho possa dar bons frutos.
Existiram anos melhores, outros menos bons, com maior ou menor crédito horário, mas sempre com muita dedicação!

O trabalho foi sendo desenvolvido por objectivos. Se houve anos em que foram privilegiadas as actividades de gestão/organização, noutros a aposta foi a de levar os docentes a participar activamente na BE, promover a leitura, responder aos desafios das novas tecnologias, investir nas actividades de animação…. Destas actividades destacamos sempre a nossa Feira do Livro. Um sucesso sempre garantido!
E os alunos? Esses sempre foram nossos aliados. São a razão mais importante de todo o esforço e de todo o empenho.

Outros desafios chegaram….outra equipa totalmente renovada está a lançar mãos à obra! Sejam bem vindas a este mundo das Bibliotecas Escolares e bom trabalho.
Bem haja para vós e para a nossa Biblioteca Escolar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Andorinha Júlia M.

Desejo-te muitos e bons voos.
Boa Sorte

João P.